terça-feira, 19 de maio de 2015

Rio Nilo - Egito Antigo 5 de 10

Olá pessoal, tudo bom ?

No episódio de hoje, falarei sobre importantíssimo Rio Nilo.

Essencial para a vida do Egito, o Nilo é a fonte de água e energia para o país coberto de desertos; Sem ele, nunca teria existido essa fabulosa civilização.

Com 6700km de extensão, o rio Nilo é essencial para a vida do Egito, fundamental para a agropecuária. Praticamente toda a população do Egito vive nas proximidades.

A prosperidade do Egito nasce da ação conjunta do Nilo e do Sol, todos os dias os dois elevados pelos habitantes à categoria de deuses. O rio, durante sua forte cheia no verão, impregna os campos de uma água carregada de aluviões extremamente férteis. O Sol apressa a vazante e o renascimento da vegetação. Uma cheia muito fraca não alimenta bem a terra; muito forte, devasta os campos. Sem a cheia, o Sol seria devastador; sem o Sol, a cheia seria inútil. O importante é que o equilíbrio seja mantido entre dois.

A agricultura no Egito seria inviável sem o rio Nilo, exceto na costa mediterrânea. O Nilo é uma fonte de água mais regular e previsível do que qualquer outro dos grandes rios do mundo, cujos vales são utilizados para irrigação.

Na Antiguidade, a sua cheia anual, cobria a maior parte do terreno do vale e do delta e permitia, mediante uma gestão cuidadosa da água depositada, a obstenção de uma colheita.


De acordo com estudiosos, o rio Nilo começou a adquirir seu curso atual há cerca de 10 mil anos. No tempo em que as planícies secavam, a chuva das florestas africanas e as neves que se derretiam na Etiópia criaram a inundação anual, transformando o grande rio em um construtor geográfico.

No Egito Antigo, os egípcios chamavam o rio Nilo de 'Iteru', que significava “o grande rio".

"O Egito é a dádiva do Nilo".
Heródoto - Historiador grego

O rio Nilo tem um 'objeto' que na Antiguidade era muito comum usar. Conheça!




Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Um comentário: