segunda-feira, 11 de maio de 2015

Poder Centralizador - Egito Antigo 1 de 10

Olá pessoal, tudo bem com vocês ?

Hoje dou inicio às curiosidades do Egito Antigo, separado em 10 episódios.
Nestes episódios terão assuntos curtos ou longos, vai depender muito do tema abordado sobre o Egito.

Então, vamos lá ?  :) Espero que vocês curtam!

O Poder do Egito antigo era bastante centralizador e regido por dinastias, isto é, famílias que se perpetuavam no comando da nação. O reino, por exemplo, era hereditário, portanto, no caso de morte, o trono tornava de direito do seu primogênito. Os faraós tinham direito a possuir várias mulheres, Tanto que alguns chegaram a ter mais de cem filhos. Para manter essa unidade política, era necessário o casamento entre irmãos, mãe e filho, tio e sobrinha, enfim, a união consanguínea.

  1. As filhas do rei eram as tinham menos direitos, pois pelo fato de que não era permitido casarem com pessoas inferiores da sua posição social. Por causa disso, ou casavam com príncipes ou com o próprio rei, para que evitassem reivindicações indesejadas ao trono no futuro. O objetivo de casar com o próprio pai era de 'fornecer' um herdeiro legítimo, deixando a pureza do sangue real;
  2. Em certas situações, o pai casava com a filha como se fosse substituir a mãe que morreu ou nem pelo fato da mãe ter morrido, onde a filha assumia a reprodução da mãe, agia como representante.
Um exemplo disso: Ramsés II


Foi casado com Nefertiti, sua esposa real (a primeira) e Isitnefert.

Casou com sua irmã Henutmiré (que segundo alguns autores seria sua filha e não irmã) e com três de suas filhas: Meritamon, Bentanat e Nabet-taui.

Ramsés II recebe a filha do Rei Hatusilli III como presente, no ano 34 do seu reinado, nome desconhecido. Sete anos depois de casa com uma outra princesa hitita, nome desconhecido.  :(
Além dessas esposa, Ramsés tinha um harém e que com essa união terão resultado de 150 filhos.


Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário