terça-feira, 19 de maio de 2015

Mumificação - Egito Antigo 6 de 10

Olá pessoal, tudo bom ?

Já imaginou, depois que você morrer e ficar dentro de uma pirâmide construída por boa parte da sua vida, com ouro, joias e seus órgãos guardados em vasos ? Pois é, era assim que acontecia quando o faraó 'morria', na visão deles: preparação para a vida após a morte.


Você pensou em múmias e já deu um nojo. Calma, estou aqui para te ajudar e não assombrar rs. Pouparei de detalhes que mencionam o corpo.

Os egípcios tinham uma preocupação muito grande quanto a vida após a morte, então criaram esse sistema de mumificação.

Acompanha comigo como funcionava :)




  1. Faziam uma 'limpa' no abdômen, retirando os órgãos e embalsamavam. O coração era guardado em um vaso; o cérebro era extraído pelo nariz, usando um ácido que era para derretê-lo e retirado com um objeto de metal;
  2. Colocavam o corpo dentro de um 'recipiente' com nafrão (carbonato de sódio), usado para desidratar e matar as bactérias;
  3. Após a desidratação, enchiam o corpo com serragem de madeira. Aplicavam, também, "perfumes" e outras químicas para manter o corpo conservado. E colocam textos sagrados dentro do corpo;

Sarcófago
Após esse processo, colocavam o corpo dentro de um sarcófago para que mantivesse o corpo conservado e seguro. A mumificação era tão eficiente que até nos dias atuais é possível identificar a causa da morte, o que comia , doenças contraídas. A mumificação era muito cara, e com isso, só os faraós e sacerdotes passavam por esse processo de conservação para a vida após a morte.


E não podemos esquecer que alguns animais também eram mumificados.

Na ordem: fígado, pulmões, estômago e intestinos
Conhecidos por canopos ou canópicos, recipientes usados para guardar os pulmões, intestinos, cérebro e estômago do mumificado.

Acredita-se que cada cabeça esculpida eram conhecidos como os filhos de Hórus, cada vaso era posicionado no túmulo com seus pontos cardeais, *esquerda para a direita* Imseti (Sul), Hapi (Norte), Duamutef (Leste) e Qebehsenuef (Oeste).

Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário