sábado, 23 de maio de 2015

Então, você conhece ? #12 - Sacagawea

Olá pessoal, tudo bem ?

No "você conhece?" de hoje falarei sobre a história de uma mulher.
Já assisti um filme de comédia em que usam uns trechos de sua vida - Uma noite no Museu


Sabe o nome dela?

Nascida em Maio de 1788, índia da tribo Shoshone, de Lemhi River Valley (atual - Salmon/Idaho EUA). Julga-se que seu nome verdadeiro era Boinaiv.

Por volta de 1800 foi capturada por uma facção de índios Hidatsa, inimigos de sua tribo, é levada para uma aldeia perto da moderna cidade Bismark no Dakota do Norte. Estes índios deram-lhe o nome de Sacagawea ou Sacajawea, que significa "mulher pássaro".

Sacagawea e mais uma índia foram vendidas como escravas para um comerciante de peles, o canadense Toussaint Charbonneau, que vivia entre os Hidatsas. Sendo em 1804, Charbonneau casa com as duas, conforme costumes locais.



Expedição Lewis e Clark 

Missão: explorar os novos territórios após a compra de Louisiana e conseguir estabelecer comércio e soberania sobre os nativos.

No outono 07 de Abril de 1804, a expedição de Meriwether Lewis e William Clark passou próximo as aldeias do Hidatsas, para passarem o inverno. Os exploradores decidiram contratar Charbonneau, que falava francês e língua hadatsa, para servir de intérprete. Já Sacagawea, não falava inglês e nem francês, e sim hadatsa e shoshone, acompanhando na expedição, também, como intérprete.
 




Sacagawea estava grávida de seu primeiro filho com Charbonneau, que nasceu dia 11 de Fevereiro de 1805, chamado de Jean-Baptiste. Dos 33 membros da expedição, Sacagawea era a única mulher e isto facilitou o contato com os nativos da tribo do Noroeste, incluindo a presença de uma criança, deixando um sinal de que o grupo veio em paz, de acordo notas de Clark.


Em Agosto do mesmo ano, Sacagawea encontra seu irmão (que por coincidência era o chefe do grupo), o Cameahwait. Esta foi a primeira vez em cinco anos que Sacagawea via algum membro de sua família. Os shoshones possuíam cavalos necessários para expedições.



O fim da expedição, em Agosto de 1806, o grupo regressou ao local que havia cruzado com Sacagawea, que não recebeu nenhum tipo de compensação pelo trabalho como intérprete, apenas seu marido, que recebeu 900 dólares e um lote de terras com 320 acres *medida inglesa para terras*.

Em 1812, nasce um menina, que recebeu o nome de Lizette. Em 22 de dezembro do mesmo ano, em Fort Manuel, Sacagaewea falece de uma doença muito grave e desconhecida. De acordo com investigadores, os filhos de Sacagawea ficaram com Clark - por adoção.


Aventura Sangrenta 

Filme de 1955



 Filme que perpetuou um relato ficcional, de que Sacagawea tinha um romance com Clark durante a expedição. Apesar das revistas mostrarem que Sacagawea era amiga de Clark, fazia favores para ele, essa ideia de uma ligação romântica surgiu por romancistas que escreveram sobre a expedição mais tarde.






Existe uma teoria de que a outra esposa de Charbonneau que tenha morrido e que Sacagawea tenha partido para a tribo de Wyoming, onde teria reencontrado com sua tribo, e vivido até 1884.

Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário