quarta-feira, 27 de maio de 2015

Medicina - Egito Antigo 8 de 10

Olá pessoal, tudo bom ?

No episódio de hoje falarei sobre a medicina, que era extremamente avançada para a sua época.

O médicos no Antigo Egito era chamado de "sunu", as especialidades não eram muitas. Esses curadores eram divididos em três grupos de terapeutas: sacerdotes de Sekhmet, magos e sunus.

  • Os sacerdotes acreditavam que a deusa Sekhmet era a causadora de todas as doenças. Por este motivo, mantinham um bom contato com ela, induzindo a deusa a não castigar certa pessoa com doença;
  • Os magos acreditavam que a causas da doenças estavam ligadas aos maus espíritos que atacavam as pessoas. Sua função era a de exorcizá-los;
  • Os sunus eram sacerdotes que recebiam instrução médica da Per Ankh ou "Casa da Vida"[neste caso, casa de saúde]. Eles trabalhavam junto dos uts, primeiros enfermeiros de que se tem notícia. O sunu podia também ser, ao mesmo tempo, um sacerdote da deusa Sekhmet ou mago, fato comprovado pelos papiros encontrados, relatando que esses sunus exerciam funções paralelas (administrador, arquiteto ou escriba).

Cada sunu tinha seu próprio consultório. O curioso é que antes mesmo de terminar seus estudos em certa área do corpo humano, eles já saiam exercendo suas funções de médicos. Os sunus se impressionavam com a possibilidade de o sangue coagular e as artérias endurecerem.

No Antigo Egito, as dores de cabeça incomodavam muito. Como solução, os médicos criaram uma receita infalível. O paciente deveria beber, três vezes ao dia, a mistura de gordura de crocodilo e sêmen, junto com fezes dissolvidas em urina.

Em relação à fecundação, os egípcios acreditavam que só o esperma tinha o poder de gerar um indivíduo e que o papel da mulher era de recebê-lo. Para saber se estava grávida, o segredo era urinar sobre um punhado de grãos. Se dali a alguns dias, eles crescerem, a mulher estava grávida.

>> POLÊMICA - a maior preocupação dos egípcios era com o ânus. Tanto que cada faraó possuía um médico nessa área. Eles temiam a presença de vermes, que eram muito encontrados em múmias, sendo considerados por eles como legítimos mensageiros da morte. Se apareciam, muitas vezes era anúncio de diarreia.


Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário