quinta-feira, 2 de julho de 2015

Deuses Egípcios - Egito Antigo 10 de 10

Olá pessoal !! :)

No episódio de hoje (e o último da série sobre o Egito Antigo) falarei de alguns dos deuses Egípcios.

Deusa Ísis





Hórus - deus do céu

Filho de Ísis e Osíris.

Representado pelo corpo humano e a cabeça de um falcão - um animal sagrado para os egípcios.

No post Olho de Hórus - Egito Antigo 3 de 10 conto um pedaço dessa mitologia e seu significado para os egípcios.












Amon - deus da força criadora da vida
Deus local de Karnak - Egito, nas margens do Rio Nilo.

O deus Amon podia ser representado de várias formas: como animal, como homem com cabeça de animal ou como homem. Os animais associados a Amon eram o ganso e o carneiro, podendo por isso o deus ser representado sob estas formas. Contudo, a representação como ganso era rara. Como carneiro surgia com chifres curvos e cauda curta (ovis platyura aegyptiaca).



Set (ou Seth) - deus da desordem, violência, fúria, crueldade, inveja e crime

Filho de Geb e Nut.
Irmão de Osíris.
Irmão e esposo de Nétfis.

Representado por um homem com a cabeça de um tipo incerto de animal, um animal mítico, parecido com um cachorro de focinho e orelhas compridas e cauda ereta, ou até mesmo um burro.

Na mitologia mostra que a esposa/irmã de Seth seduziu Osíris, ela tentou embriagá-lo ou se fez passar por Ísis e isto pode ter acarretado a morte de Osíris (mais abaixo tem uma outra mitologia sobre a morte de Osíris).



Thoth - deus da sabedoria e da escrita
Sua associação mais antiga era - deus da Lua.

Não tinha mãe. Para os egípcios, quando falavam dele diziam que ele não era nascido de uma mulher. Pouco se sabe sobre a família de Thoth, o que pode se dizer é que tinha uma filha chamada de Seshat e alguns diziam que Rá era seu pai, mas não se tem muita certeza.

Conhecedor de matemática, magia, astronomia e de acordo com os egípcios, criou os hieróglifos e que Thoth tinha sido também o criador do calendário que contava com 365 dias e achavam que o deus tinha uma capacidade enorme de conhecer todas as fórmulas do universo, já que em muitos mitos para ajudar outros deuses são sobre magia.
 
Íbis




Seu bico curvo era dito como um símbolo da Lua, sua face era de um pássaro chamado Íbis, que era seu animal sagrado.







Hathor - deusa do céu, amor, das mulheres e da beleza feminina
Vista como deusa dos mineiros que escavavam turquesa.

Era vista como filha de Rá.

Em algumas representações era vista como mulher com cabeça de vaca, que tinha o disco solar no meio de seus chifres e segurava um cetro de papiro em uma das mãos.









Sobek (ou Sebek) deus-crocodilo, deus da água

Apesar de ter aparência de um crocodilo, era considerado um bom deus para os egípcios. Eles acreditavam que Sobek poderia defendê-los dos inúmeros crocodilos que rondavam o Nilo.













Ptah - deus protetor (da Cidade de Mênfis), deus dos artesãos e arquitetos

Representado como um homem mumificado com as mãos segurando um cetro com os símbolos ankh-djed-was (Significado: Vida, estabilidade e poder).









Anubis - deus da morte, mumificação e submundo

Filho de Osíris e Nétfis (em outras versões ele filho de Seth).

Guardião dos túmulos e juiz dos mortos- representado pelo corpo de homem e cabeça de um chacal. Anubis tem o crédito de invenção do embalsamento, associado à mumificação.

O Chacal, animal que tem o hábito de desenterrar ossos, de forma paradoxal.

A origem do seu nome deriva de "inep", que é "apodrecer" ou "purificar".

Conheça sobre Mumificação - Egito Antigo 6 de 10.



Osíris - deus associado a vegetação e ao além, era quem julgava os mortos

Filho de Get e Nut.
Esposo de Ísis, pai de Hórus e irmão de Seth.
E para polemizar, irmão de Ísis. (Se você pegou o barco andando, recomendo este link, pra você entender direitinho sobre essa treta rs)


Seth governava apenas o deserto e isso não lhe agradava, isso fazia com que ele sentisse inveja de Osíris. Resultando: Seth esquartejou seu irmão em 14 pedaços e espalhou por todo o Egito.






Ísis - deusa do Amor e da magia

Filha de Geb e Nut.
Esposa e irmã de Osíris.

De acordo com a mitologia, Ísis tinha o poder de provocar a cheia do rio Nilo, muito importante para a agricultura nas margens do rio.







 Ísis não se conforma e chora muito por Osíris, entretanto ela não desiste e sai em busca dos pedaços do deus e encontra todos exceto um que foi devorado por peixes no Nilo. Com os pedaços reunidos, Ísis é ajudada por Néftis que começam a fazer vários rituais e pedidos para que Osíris volte a vida. Anúbis aparece para ajudar. Ele tem o poder de não deixar o corpo apodrecer e após juntar os pedaços de Osíris, ele o embalsama. Ísis e Néftis se transformam em uma grande ave e começam a bater suas asas em cima da múmia de Osíris e finalmente ele abre o olho. Osíris volta a vida e se torna o senhor do submundo (reino dos mortos).





Rá - deus do Sol

Pai de Hathor.

Representado comumente pelo o sol do meio-dia e possuía o obelisco como insígnia, o qual era considerado um raio do sol petrificado. Na sua forma animal, poderia transmutar-se em falcão, leão, gato, ou no pássaro Benu.








Até mais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário