No episódio de hoje (e o último da série sobre o Egito Antigo) falarei de alguns dos deuses Egípcios.
Deusa Ísis |
Hórus - deus do céu
Filho de Ísis e Osíris.
Representado pelo corpo humano e a cabeça de um falcão - um animal sagrado para os egípcios.
No post Olho de Hórus - Egito Antigo 3 de 10 conto um pedaço dessa mitologia e seu significado para os egípcios.
Amon - deus da força criadora da vida
Deus local de Karnak - Egito, nas margens do Rio Nilo.
O deus Amon podia ser representado de várias formas: como animal, como homem com cabeça de animal ou como homem. Os animais associados a Amon eram o ganso e o carneiro, podendo por isso o deus ser representado sob estas formas. Contudo, a representação como ganso era rara. Como carneiro surgia com chifres curvos e cauda curta (ovis platyura aegyptiaca).
Set (ou Seth) - deus da desordem, violência, fúria, crueldade, inveja e crime
Filho de Geb e Nut.
Irmão de Osíris.
Irmão e esposo de Nétfis.
Representado por um homem com a cabeça de um tipo incerto de animal, um animal mítico, parecido com um cachorro de focinho e orelhas compridas e cauda ereta, ou até mesmo um burro.
Na mitologia mostra que a esposa/irmã de Seth seduziu Osíris, ela tentou embriagá-lo ou se fez passar por Ísis e isto pode ter acarretado a morte de Osíris (mais abaixo tem uma outra mitologia sobre a morte de Osíris).
Thoth - deus da sabedoria e da escrita
Sua associação mais antiga era - deus da Lua.
Não tinha mãe. Para os egípcios, quando falavam dele diziam que ele não era nascido de uma mulher. Pouco se sabe sobre a família de Thoth, o que pode se dizer é que tinha uma filha chamada de Seshat e alguns diziam que Rá era seu pai, mas não se tem muita certeza.
Conhecedor de matemática, magia, astronomia e de acordo com os egípcios, criou os hieróglifos e que Thoth tinha sido também o criador do calendário que contava com 365 dias e achavam que o deus tinha uma capacidade enorme de conhecer todas as fórmulas do universo, já que em muitos mitos para ajudar outros deuses são sobre magia.
Íbis |
Seu bico curvo era dito como um símbolo da Lua, sua face era de um pássaro chamado Íbis, que era seu animal sagrado.
Hathor - deusa do céu, amor, das mulheres e da beleza feminina
Vista como deusa dos mineiros que escavavam turquesa.
Era vista como filha de Rá.
Em algumas representações era vista como mulher com cabeça de vaca, que tinha o disco solar no meio de seus chifres e segurava um cetro de papiro em uma das mãos.
Sobek (ou Sebek) deus-crocodilo, deus da água
Apesar de ter aparência de um crocodilo, era considerado um bom deus para os egípcios. Eles acreditavam que Sobek poderia defendê-los dos inúmeros crocodilos que rondavam o Nilo.
Ptah - deus protetor (da Cidade de Mênfis), deus dos artesãos e arquitetos
Representado como um homem mumificado com as mãos segurando um cetro com os símbolos ankh-djed-was (Significado: Vida, estabilidade e poder).
Anubis - deus da morte, mumificação e submundo
Filho de Osíris e Nétfis (em outras versões ele filho de Seth).
Guardião dos túmulos e juiz dos mortos- representado pelo corpo de homem e cabeça de um chacal. Anubis tem o crédito de invenção do embalsamento, associado à mumificação.
O Chacal, animal que tem o hábito de desenterrar ossos, de forma paradoxal.
A origem do seu nome deriva de "inep", que é "apodrecer" ou "purificar".
Conheça sobre Mumificação - Egito Antigo 6 de 10.
Osíris - deus associado a vegetação e ao além, era quem julgava os mortos
Filho de Get e Nut.
Esposo de Ísis, pai de Hórus e irmão de Seth.
E para polemizar, irmão de Ísis. (Se você pegou o barco andando, recomendo este link, pra você entender direitinho sobre essa treta rs)
Seth governava apenas o deserto e isso não lhe agradava, isso fazia com que ele sentisse inveja de Osíris. Resultando: Seth esquartejou seu irmão em 14 pedaços e espalhou por todo o Egito.
Ísis - deusa do Amor e da magia
Filha de Geb e Nut.
Esposa e irmã de Osíris.
De acordo com a mitologia, Ísis tinha o poder de provocar a cheia do rio Nilo, muito importante para a agricultura nas margens do rio.
Ísis não se conforma e chora muito por Osíris, entretanto ela não desiste e sai em busca dos pedaços do deus e encontra todos exceto um que foi devorado por peixes no Nilo. Com os pedaços reunidos, Ísis é ajudada por Néftis que começam a fazer vários rituais e pedidos para que Osíris volte a vida. Anúbis aparece para ajudar. Ele tem o poder de não deixar o corpo apodrecer e após juntar os pedaços de Osíris, ele o embalsama. Ísis e Néftis se transformam em uma grande ave e começam a bater suas asas em cima da múmia de Osíris e finalmente ele abre o olho. Osíris volta a vida e se torna o senhor do submundo (reino dos mortos).
Rá - deus do Sol
Pai de Hathor.
Representado comumente pelo o sol do meio-dia e possuía o obelisco como insígnia, o qual era considerado um raio do sol petrificado. Na sua forma animal, poderia transmutar-se em falcão, leão, gato, ou no pássaro Benu.
Até mais! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário