sábado, 4 de julho de 2015

Hoje na História: 4th

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje, um dia marcante na História dos Estados Unidos.


4 de julho de 1776 -  Dia da Independência dos Estados Unidos.

Foi quando as treze colônias declararam a separação formal do Império Britânico.

"Deve ser solenizado com pompa e circunstância, com shows, jogos, esportes, canhões, sinos, fogueiras e iluminações, de uma ponta a outra do continente, de agora para todo o sempre."

John Adams

A Inglaterra foi a responsável pela colonização e manteve os Estados Unidos formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas:
 
  • Colônias do Norte: colonizadas por protestantes europeus fugitivos de perseguições religiosas. Foi chamada de Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento (mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno).
  • Colônias do Sul: colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o Pacto Colonial, eram uma colônia de exploração (latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para exportação e monocultura).

 

Guerra dos Sete Anos

 

Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.


Primeiro Congresso da Filadélfia 

Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.

Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.



Segundo Congresso da Filadélfia
 
Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.



Constituição dos Estados Unidos

Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.


Thomas Jefferson - redigiu a Declaração

Nascido em Shadwell (EUA), era advogado.
Faleceu em Monticello (EUA).

Foi governador do Estado da Virginia, entre 1779 a 1881.

Foi embaixador dos Estados Unidos na França entre 1785 a a 1789.

Foi o terceiro presidente dos Estados Unidos. Seu mandato foi de 04 de março de 1801 a 4 de março de 1809.


★ 13 de Abril de 1743
 † 04 de Julho de 1826




 
"A aplicação das leis é mais importante que a sua criação." T.J.


Até mais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário