terça-feira, 9 de junho de 2015

Escaravelhos - Egito Antigo 9 de 10

Olá pessoal! Tudo bem ?

No episódio de hoje, nada como a "temível" história dos escaravelhos.

Cena do filme - A múmia
 Vocês conhecem a história dos Escaravelhos? Eles "apareceram" no filme 'A múmia'. No Egito Antigo eram seres sagrados, usados como amuletos e relacionados com a vida após a morte. O Amuleto continha algumas inscrições (frases e rituais) ou apenas o nome do Faraó ou de alguma divindade. Acreditava-se que ele garantiria uma vida protegida dos maus espíritos. Foi importante também no funeral egípcio e servia para proteger o coração do morto na hora da pesagem do coração, já que a balança poderia ficar contra o seu dono e por isso era melhor ter mais uma garantia. (Em um próximo post explicarei mais sobre a 'pesagem do coração").


Na mitologia egípcia o escaravelho sagrado estava relacionado ao deus Khefri, responsável pelo movimento do Sol, arrastando-o para o horizonte; no crepúsculo, o Sol (ou o deus Rá) morria, e ia para o outro mundo (representado pelo oeste); depois o escaravelho renovava o Sol no amanhecer.

Os egípcios notaram que os escaravelhos rolavam uma bola de esterco no chão e fizeram a comparação com o movimento do sol no céu. Além disso, seus filhotes saíam de dentro da bola de esterco e foi pensado que se reproduziam desta forma, fazendo uma alusão aos mitos de criação.

Os escaravelhos são fitófagos (alimentados por vegetais/plantas) OU coprófagos (alimentados por excrementos).

Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário