terça-feira, 2 de junho de 2015

Deixa eu te perguntar 'uma' coisa...

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje o assunto será fora de rotina, não é sobre História e nem Culinária.

Ultimamente eu venho pensando sobre um assunto: chefe [ou uma palavra amiga: líder].
Abaixo, farei umas perguntas e gostaria que vocês pensassem um pouco sobre isto.
  1. Você já se imaginou chefe?
  2. E líder?
  3. Acha fácil "mandar" nas pessoas?
  4. Você gosta do seu chefe/líder?
  5. Você faria a mesma coisa que ele?
  6. O que acha sobre igualdade e justiça no ambiente de trabalho?
  7. Você já se perguntou por quê durante uma entrevista só o empregador precisa ter suas impressões e não você ter as deles e da empresa? Então você não está sozinho nessa questão.
Acho que muita gente já tenha ouvido falar ou visto nas redes sociais a diferença entre um chefe e um líder e é muito simples.




Qual deles você deseja ser?

"Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você"








Sabe o que me dá mais 'raiva'? É ver gente que não está nem ai para o trabalho a ser feito, com tanta gente querendo um emprego e não consegue. Darei dois exemplos que já vivenciei e acho inaceitável.
  
  • Numa das últimas vezes que viajei precisava de uma mala pequena para transportar alguns objetos comprados no percorrer da viagem. O que aconteceu? Fui numa loja e - educadamente - cumprimentei o vendedor e perguntei sobre a mala que tanto procurava. Perguntei se só tinham aqueles modelos, já que eram cores muitos "cheguei!" e queria algo mais discreto, sabe o que aconteceu? Tive que ouvir que tinha [minha cara de: é... mas cadê?] e ficou por isso mesmo. Logo em seguida perguntei sobre as cores, a pessoa que me atendeu chegou até a perguntar para outros funcionários e ficou por isso mesmo. A pessoa que estava comigo ficou olhando a vitrine durante toda esta bagunça, ou seja, não presenciou... tive que dar a famosa desculpa "ok, mais tarde a gente volta".
  • Tem um Shopping que costumo ir quase sempre, lá tem um 'fast food' de comida árabe [sem nomes rs] e como sempre - por falta de escolha - quando vou pedir algo pago e fico no balcão esperando meu número aparecer no guichê. Mesmo pedindo o que todo mundo tem o hábito de comprar, aquela pessoa que chegou 30 minutos depois de você, sai primeiro. 

Pode parecer que eu seja uma pessoa que reclama de tudo, mas não é isso. Já pensou você perder fregueses por causa de funcionário? Acho que não, né?

Agora respondendo às questões colocadas acima:

Por mais que eu não seja A PESSOA EXPERIENTE, sou muito observadora em muitas coisas e anoto sempre no meu 'caderninho interno e ambulante' o que eu devo e não devo fazer - já que olhando a situação por fora é um conselho a seguir ou não - nós que escolhemos. Se por algum dia eu fosse "mandar" eu escolheria ser líder, pois eu não quero que façam o que 'mando' e sim juntar o grupo e todo mundo colocar a mão na massa, inclusive eu. 

Em situações vivenciadas como cliente, anoto: ser um líder atento, valorizar os funcionários que trabalham de verdade e focar nos que não têm o mesmo foco - já que isso pode afetar o meu negócio e o emprego dos que trabalham.

O chefe [nesta posição não tem um gênero definido - prefiro deixar oculto - só que neste caso é difícil rs] que comandava meu setor... era apenas um mandante e isto é ruim. Muito mesmo! Uma das piores coisas que você pode vivenciar de um 'chefe' é saber colocar em pesos: qual opinião levo em conta? Do 'chefe' ou do supervisor? Já que seu 'chefe' sempre fala que não sabe fazer determinada função, só está ali para tudo, menos o que seu setor trabalha - a pessoa só manda. E você sabe [no caso, eu] que o supervisor sabe do assunto, só que diz: vê com o chefe!

Minha resposta: não quero agir desse jeito.

Sobre a última questão, que martela tanto na minha cabeça. Sempre que vejo uma vaga pela internet, aparece "empresa pede anonimato". Você concorda com isto? Eu não, pois acho que o futuro empregador tem o direito de conhecer a empresa por completo, já que nas entrevistas eles só perguntam de nós [você pode até perguntar, mas fazem cara feia, não?] e o que você terá que fazer, caso consiga a vaga.

Sobre essas coisas que citei acima: não é ser chata em questões e sim exigente, já que ninguém quer uma pessoa que te chame atenção na frente de todo mundo [que não é legal] ou que seja capaz de chamar um equipe inteira de 'fracos'.

Outra coisa: IGUALDADE E JUSTIÇA? Minha resposta: Depende.
Sabe por quê?



Vamos imaginar que aconteça algo muito chato no seu ambiente de trabalho, entre você e seu colega. Digamos que um dos dois coloque 'as asas de fora' e voe achando que é o rei Leão [essa foi péssima, mas vamos lá kkk]. Digamos que o outro faça seu trabalho direitinho, sem enrolação, sem achar que tem que se gabar por isso. Você acha que terá que haver o que? JUSTIÇA. 

Já que ficou confuso, darei um exemplo pessoal. CLARO, SEM NOMES rs.




Em um dos lugares que já trabalhei, o colega de trabalho teve que sair para seguir seus planos profissionais e entrou outra pessoa. Você é imparcial, não pensa em momento algum que você está destratando a pessoa nova porque a antiga é sua amiga. Acontece que: a pessoa tem um requisito extra no currículo e usa isso para 'abrir as asas e voar', achando o direito de 'voar' tão alto que acaba perdendo força [razão] nesse requisito extra e por fim, maltrata os clientes. [Nossa, parece até coisa ligada ... tá, deixa KKK recepção de um local ok ? kk]. Isso esquecendo de mencionar que já havia rolado uma contenda, conflitos. E como eu falo, a justiça tarda, mas chega [rs], após essa cena de maltrato aos clientes, o clima melhorou para o meu lado, já que eu estava farta de ver essa pessoa olhar para mim e rindo porque ela chegava atrasada todos os dias e ninguém falava nada. Ela teve que ser dispensada. Com isso, eu respondo: depende muito, porque acho errado haver justiça e igualdade para aquele que merece uma advertência sobre suas ações. 

Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário