terça-feira, 9 de junho de 2015

Então, você conhece? #14 - Corsário vs Pirata

Olá pessoal, tudo bem?

No "você conhece?" de hoje, você saberia me dizer:












Qual a diferença entre um pirata e um corsário? (Sim, gosto desse filme (rs). E sim, Barbosa por um momento curto vira um corsário).


Vamos começar falando sobre o Pirata:


É um indivíduo marginal que de forma autônoma ou organizada em grupos, cruza os mares apenas com o objetivo de assaltar, saquear navios e cidades, na tentativa de obter poder e riquezas.

Hoje em dia é muito comum o termo 'pirata' para aquele que viola alguma coisa, seja os piratas do ar ou piratas informáticos. Pirata daquele produto em que as pessoas compram mais barato e sem autorização, um crise contra o direito autoral.


Anne Bonny




A irlandesa Anne Bonny, juntamente a Mary Read - foram as capitães mais famosas do Caribe. Filha de um advogado com sua empregada. Seu pai deixando a Irlanda em desgraça, cria uma fortuna na Carolina do Norte, onde adquiriu uma plantação.

Um pirata chamado James Bonny casou com Anne na tentativa de tomar posse da plantação, e com isso, o pai dela a deserda dos bens. Por causa disso, Bonny leva sua esposa para Bahamas, onde se torna informante do governador Woodes Rogers.

Anne acha covarde as atitudes de Bonny e acaba se envolvendo com o pirata Jack Morim Rackham. Nesta época o governador Rogers havia oferecido anistia a todos os piratas.





Jack Morim ofereceu um valor para comprar Anne ao seu marido James Bonny, mas Bonny levou o assunto ao Governador Rogers, que determinou que Anne fosse açoitada e teria que voltar ao marido. Assim, uma noite, Morim e Anne passaram despercebidos no porto, roubaram uma embarcação e começaram uma vida de pirataria juntos.

Anne lutou vestindo-se como homem. Era exímia no uso da pistola e da espada, e considerada tão perigosa quanto qualquer pirata masculino.


E quanto ao Corsário?

Corso ou corsário, era um mandante autorizado a atacar navios. Alguém que por meio de uma carta de corso ou "de marca" era autorizado a roubar navios de outras nações. O custo de um corso/corsário era mais barato e fácil para enfraquecer o inimigo, perturbando suas rotas, não havendo custos relacionados com a manutenção e construção naval.

Sempre que um corso/corsário era preso ele tinha que provar ao Tribunal Almirantado de que ele era um verdadeiro corso, ao invés de um pirata. Era muito comum os corsos serem executados como piratas pelas nações inimigas.

Sir Francis Drake- maior corsário da História
Francis Drake começou seu legado como pirata, trabalhando para rainha Isabel I da Inglaterra em 1558 (com 18 anos) pelas suas habilidades marítimas e para que então pudesse fazer alianças, criar novas rotas, explorar e trazer dinheiro para a coroa.

Chegou a capitão de navio aos vinte anos de idade. Dois anos mais tarde foi atacado e derrotado pela armada espanhola, perdendo o navio e quase perdendo a vida, o que lhe legou um ressentimento profundo aos espanhóis.

Em 1577, a rainha enviou Drake numa expedição para atacar os espanhóis ao longo da costa do Pacífico nas Américas. Drake partiu no Golden Hind, atravessou o estreito de Magalhães, devastou os territórios espanhóis das costas ocidentais da América, tomou posse da Califórnia e regressou à Europa via Índias Orientais pela rota do cabo da Boa Esperança tendo completado a segunda circum-navegação do mundo (1580).


O seu golpe mais famoso foi o ataque ao galeão espanhol Cacafuego (1579) ao largo da costa do Panamá.

Em 1588, liderou a armada inglesa na defesa ao ataque da Invencível Armada, da qual afundou vinte e três navios.

Esta é a diferença entre um pirata e um corsário

Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário