No "você conhece?" de hoje é sobre um termo que usamos muito. Quem nunca ? rs.
MOMENTO ZOEIRA - Para descontrair!
"Tire seu cavalinho da chuva".
E como eu falo: tudo é História!
Isso começou no século 19, antes do trem atingir sua popularidade, o cavalo era o meio de transporte mais usado na época. Você sabia que era pelo cavalo que se deduzia se a visita iria demorar muito na sua casa? Sim, isso mesmo! Quando o visitante chegava e amarrava o cavalo na frente da casa, significava que não iria demorar muito. Caso a visita colocasse o cavalo em áreas cobertas, longe da chuva e do sol, significava que a visita com certeza demoraria.
E naquela época, colocar o cavalo no estábulo (abrigo do cavalo) sem a permissão do dono era considerado falta de educação MUITO GRAVE, por isso as visitas deixavam na parte da frente da casa. Em certas ocasiões, quando o proprietário estivesse muito contente com seu visitante e queria que durasse mais tempo, ele lhe dizia: TIRE O CAVALO DA CHUVA! :) Isso significava que era para o visitante desistir da ideia de ir embora rápido.
Com o tempo essa expressão ganhou sentido de desistir de qualquer coisa, acrescentando o diminutivo no 'cavalo' para expor a ironia na expressão.
Quer saber mais sobre História?
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário