terça-feira, 7 de abril de 2015

Quem foi o Gato de Botas ?

Olá, tudo bom ? Você conhece o Napoleão Bonaparte? Para quem não sabe, ele foi um grande personagem na História e como o nosso título, Napoleão tinha o apelido de 'Gato de Botas' porque suas botas eram pretas, sujas e suas pernas curtas e finas.


Este sujeito 'simpático' na imagem ao lado, nasceu em Ajjacio, na Córsega - uma pequena ilha da França, em 1769. Com apenas 10 anos foi enviado à França para uma escola militar e com todos os desafios que encontrou, sempre persistente e determinado, aos 19 anos entrou para a artilharia do exército francês, como Tenente.
 

Com a Revolução Francesa, Bonaparte conseguiu ter a oportunidade de alcançar seus objetivos, sendo aos 27 anos General, saindo vitoriosos em várias batalhas na Itália e Aústria, contra a coalizão formada para combater a revolução e a restauração da Monarquia. A partir deste instante, nasce um homem soberano e superior aos demais e destinado à grandes feitos. Mesmo após ter fracassado com sua campanha de conquista ao Egito, Napoleão continuou persistente em seu trabalho e prestígio entre o povo e no ano de 1799 alcança ao poder como primeiro Cônsul da República Francesa.

Obra de Jacques-Louis David (1748-1825) - pintor oficial de Napoleão
Em 1804 é coroado Imperador da França e com o poder total em suas mãos, estabeleceu uma nova forma de governar e novas leis. Após vencer a batalha da  Rússia, Prússia e Aústria se torna senhor de um extenso império, comparado ao antigo Império Romano, extinto há mais de mil anos.
Não podemos esquecer do Bloqueio Continental que o Napoleão decretou no ano de  1806, que era impedir a abertura dos portos dos países dominados pelo Império Francês a navios da Grã Bretanha (Inglaterra) e Irlanda. Seu objetivo era sufocar suas relações comerciais. O Governo Português se recusava à aderir a este bloqueio devido sua aliança dependente com a Inglaterra e por este motivo Napoleão emitiu um 'aviso', de que Portugal encerrasse suas relações com a Inglaterra ou seria invadido pela tropa Francesa. A Inglaterra ofereceu proteção à Família Real, e forçou o embarque no Brasil. E não podemos esquecer das condições, que era abrir os portos brasileiros para a Inglaterra.

Seu poder entra em decadência ao tentar rivalizar a força marítima da Inglaterra e ao seu maior representante - Almirante Horatio Nelson. Napoleão é mandado para o exílio na ilha da Elba, na Itália mas no ano depois consegue para retornar à França e com o consentimento do povo, volta ao poder no chamado 'Governo dos 100 dias'. As nações europeias decidem combatê-lo novamente e depois dos 100 dias - na batalha de Waterloo - na Bélgica, o imperador é derrotado e enviado agora ao exílio na Ilha de Santa Helena, onde morrerá anos depois.

Sobre sua morte não se tem uma causa real, em 1960 vários cientistas detectaram a presença de arsênico em seu organismo e isso através de seus fios de cabelo. Só que em 2009, um médico dinamarquês cria hipóteses do falecimento: que Napoleão foi vítima de intoxicação renal. Em outros casos falam que ele morreu de câncer de estômago.







★ 15 de Agosto de 1769
 † 05 de Maio de 1821











Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário