domingo, 9 de agosto de 2015

Travessa do Comércio - Rio de Janeiro 3 de 10

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje venho falar sobre um local bem interessante da Cidade Maravilhosa, que mesmo com seus problemas, podemos encontrar lugares ricos em História, desconhecidos ou esquecidos.
Eu particularmente adoro passar por esse lugar e sentir aquelas paradinhas de que pessoas importantes passaram por lá e que permanece, mesmo que sendo ignorado ou não. Sim, sou dessas (pouquíssimas) pessoas que se derretem por causa de um lugar e não por causa do calor do Sol (ok, parei rs).

Para quem não conhece, a Travessa do Comércio fica localizada na Praça Quinze de Novembro, próximo ao Paço Imperial - local onde a família real era alojada.

Queria fazer uma filmagem-tour para vocês conhecerem e entenderem a minha fixação por este lugar, só que não é possível.

Arco do Teles

O prédio que fica sobre o Arco foi construído em 1743, na mesma época da construção do Edifício dos Governadores, que viria a se chamar "Paço Imperial". Foi projetada pelo engenheiro militar José Alpoim, assim como também o Paço Imperial.

O Arco do Teles é uma passagem da Praça 15 para a Travessa do Comércio, em direção a Rua da Lapa dos Mercadores. O Arco é obra do Engenheiro Brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim.

Esse edifício pertencia a família Teles de Meneses, por isso o nome.






Casa da Carmen Miranda

Casa em que morava a "Pequena Notável" antes de se tornar um sucesso internacional. Local onde sua mãe usava como pensão.

Essa semana eu fiz um post sobre a dona daquele sotaque afiadíssimo. Veja aqui!

Na foto: Carmen (esquerda) e sua irmã.







Não posso esquecer de mencionar que este foi um dos primeiros locais a receberem iluminação à gás, projeto do Barão de Mauá. Para quem ainda não leu, super recomendo dar uma olhadinha no post já feito sobre o Mauá.


Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário