quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Hoje na História: Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu.

Olá pessoal, tudo bem?

No post de hoje falarei sobre o dia em que a música fica de luto, pela perda da "Pequena notável", a dona do belíssimo sotaque que começou a carreira no Brasil e após sua fama disseram que voltou "americanizada".

Recomendo ouvir essa música durante sua leitura.



Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmem Miranda.

Nasceu  na cidade Marco de Canaveses, em Portugal. Chegou ao Brasil com 10 meses de vida.

Estudou na escola das freiras Santa Teresa, na Rua da Lapa. Morou na Travessa do Comércio, próximo aos Arcos dos Teles.

Ganhou o apelido de "pequena notável" pelo radialista César Ladeira.

★ 03 de Fevereiro de 1909
 † 05 de Agosto de 1955




Carmen e um pouco da sua vida profissional e pessoal.

Em 1925 Carmen Miranda larga a escola para começar a trabalhar como balconista na lojas de gravatas e roupas.

Em 1926 trabalha como figurante no filme "A esposa do Solteiro", onde aparece incógnita em uma foto de Paulo Benedetti.

Em 1929 Carmen foi apresentada ao compositor Josué de Barros e logo brilhou em teatros e clubes. Gravou os primeiros discos. O grande sucesso veio com a marcha "Pra você gostar de mim" conhecida por "Tai", escrita especialmente para Carmen. Em 30 de outubro realizou sua primeira turnê internacional em Buenos Aires.

Em 1931 apresenta-se no Cine Broadway, em Buenos Aires - Argentina.

Em 1933 é considerada a primeira mulher a assinar um contrato com uma rádio chamada "Mayrink".

Carmen e David
No dia 17 de março de 1947, Carmen Miranda se casa com o norte-americano David Alfred Sebastian. Este momento é apontado por todos os biógrafos como o começo da decadência física e moral, já que ele era alcoólatra e pode ter estimulado Carmen Miranda a consumir bebidas alcoólicas e se tornar dependente delas.

O casamento entrou em crise nos primeiros meses, por conta de ciúmes, brigas e traições vindas de Sebastian.
Carmen Miranda engravida em 1948 e sofre um aborto espontâneo. Por não conseguir mais engravidar, afunda mais ainda no vício pela bebida e passa a usar remédios sedativos.

Em Setembro de 1949 o casal anunciou o rompimento, mas dois meses depois reataram.





No dia 05 de Março de 1940, Carmen faz uma performance perante ao Presidente Franklin Roosevelt, durante um banquete da Casa Branca.
Conheça mais sobre a vida de Carmen Miranda!

Hoje na História: Carmen Miranda falece aos 46 anos na madrugada do dia 05 de agosto de 1955, de infarte.





"Não é certo nem verdadeiro, que eu tenha afirmado nos Estados Unidos a minha nacionalidade, sou brasileira, porque aqui me encontro desde a idade de um ano; e nesta terra me eduquei e fiz minha carreira artística. É ao povo brasileiro — aos meus patrícios — que devo todo este incentivo, todo este aplauso, todas estas homenagens. E não ha, sequer, uma entrevista minha, em qualquer órgão de imprensa, em que não tivesse sempre reafirmado, categoricamente, este meu amor, este meu carinho, esta minha admiração pelo Brasil."








Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário