segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Feliz dia da Proclamação da "Res-pública" atrasado

Olá pessoal, tudo bem?

Essa semana tocaremos na ferida sobre o "feriado" de ontem!
DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1889

Vocês que já foram ou são estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio já viram ou estão lendo em livros didáticos o conteúdo MINÚSCULO que se tem sobre a Proclamação. Se você nunca pensou: Ué, sobre a Proclamação da República só tem isso a ser dito? E por quê de algo mais recente não temos conhecimento e sobre coisas antigas [principalmente ligado à Monarquia - que esculacham indiretamente]? No meu fundamental eu desprezei a Monarquia "graças" a tanta besteira que li sobre e mesmo assim sempre pensava: Isso é República? Então qual é o melhor pra todo mundo? Hoje eu sei!

Já tive um livro didático de História que continham 6 linhas falando sobre a Proclamação; mencionava o dia, quem proclamou e o que aconteceu após isso. Só que era tudo enrolação.

Até metade do ano de 2013, eu trabalhava em um Museu [Casa] Republicano, foi lá que encontrei a real História da Proclamação. Isso porque encontrei um livro didático de História muito velhinho, tão velho que era difícil lê-lo sem ficar com dor de cabeça. A cada página virada, sentia uma repulsa enorme pelo o que o Brasil se tornou e como tudo isso aconteceu. Quem acompanha o blog por um tempinho sabe do que estou falando, já fiz um post sobre a rivalidade que destruiu nosso país.

Você já imaginou ser expulso do próprio país?
Se você tivesse feito grandes coisas para o país, direta ou indiretamente e acontecesse isso? O que você acharia? [Não levando em conta se a pessoa foi corrupta, nesse caso tem é que cumprir pena pelo o que roubou e por enganar o povo].

Para ninguém ficar perdido nos post's dessa semana, separei todos os links que já fizemos para que leiam antes das postagens cruciais.

José Bonifácio
Gaspar da Silveira
Dom Pedro II
Duque de Ferro
Mauá, o Barão


Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Não gostou? Também compartilhe! rs
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário