sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Conheça um pouco sobre 'ULA ULA'

ALOHA! Como vão? [coloquei 'ULA ULA' para não ficar tão na cara rs]
Hoje falaremos um pouco sobre o Havaí, que é um território dos Estados Unidos.
Vamos conhecer um pouquinho sobre o Havaí? :)


No dia 21 de agosto de 1959 é Proclamado o 50º Estado dos Estados Unidos, pelo Presidente Dwight Eisenhower.

Localizado no Oceano Pacífico, o Reino do Havaí - de 1797 a 1893 - sendo uma Monarquia Absoluta até 1840 e Monarquia Constitucional após 1840.

Explorador, navegador e cartógrafo inglês


Você sabia que o comandante James Cook deu ao Havaí o nome de "Ilha Sanduíche" [Sandwich Islands] ao descobrir as ilhas em 18 de janeiro de 1778 - em honra para seus patrocinadores, John Montagu e 4º Conde de Sandwich - Primeiro Lord Almirantado da Marinha Real Britânica- esse nome caiu em desuso.






  1. Originalmente, aloha era usada exclusivamente como uma demonstração de afeto, mas ao longo dos anos tornou-se o nosso “olá” e “tchau”. De qualquer forma, a essência da palavra demonstra algumas características do povo havaiano, como a amizade, hospitalidade e cordialidade;
  2. Barack Obama é o único Presidente nascido no Estado do Havaí;
  3. Havaí é considerado o Estado mais isolado em relação ao resto do país e sua economia é baseada no turismo. Sua maior cidade é Honolulu.


Ua mau ke ea o ka ʻāina i ka pono 
A vida da terra é perpetuada na justiça

Até mais!

domingo, 9 de agosto de 2015

Minha opinião sobre... #3


Olá pessoal, tudo bem?

Antes de mais nada, quero começar este post e direcionar a quem ainda não leu um pouco sobre a vida de Pedrinho. Saiba que antes de conhecer cada canto pessoal e profissional ele já era considerado minha inspiração e uma pessoa que merece ser lembrada a cada momento em todo o mundo. A partir do momento em que essa matéria foi publicada, muitas coisas vieram em mente e gostaria de compartilhá-las com vocês. 

Agora sem enrolação, rs.
                                                  
Muita gente critica tudo em que envolve a Monarquia, seja no Brasil e no exterior. Acho que as pessoas precisam pensar em como funciona e não vou comentar sobre isso porque já fiz um post bem específico sobre isso, clique aqui! 

Minha reação após ler sobre as 'habilidades' dos cidadãos naquela época, em que o Brasil era uma potência, é de vergonha. Se você pensar bem, hoje a tecnologia está ai para nos ajudar e só a usamos da maneira errada ou apenas para o lazer. As pessoas perderam a vontade (por muitas vezes não ter incentivo e também de não querer mesmo) de estudar e aprender, um exemplo muito comum é (se a gente comparar) a importância que as pessoas daquela época davam aos estudos e não esquecendo de mencionar sobre a 'luta' que existia de melhorar mais ainda o nosso país e não enganando o povo para que fosse eleito e depois fazer o contrário do prometido.

Um exemplo que posso apresentar:

Barão de Mauá: comerciante, industrial, banqueiro, contador; Aos 23 anos tornou-se gerente e sócio da empresa de importação na Inglaterra; Investimentos na companhia de gás, ferrovias, navegação a vapor. No post que fiz sobre o Mauá e o filme que assisti, me mostrou que todos nós podemos conseguir as coisas, podem demorar, mas chegam. No caso do Mauá, que mesmo com corrupção (que existe em qualquer lugar e situação) ele nunca desistiu de algo, não só para uma necessidade pessoal, como também profissional, de beneficiar o país. Se ficou curioso, dá uma olhadinha no post já feito e recomendo reservar umas horinhas para assistir ao filme. Só clicar aqui! 

Por mais que Deodoro tenha feito o que fez, ele tinha razão. A República não daria certo no Brasil, e não deu. Para quem não sabe o próprio Deodoro da Fonseca dizia que a República seria um mal para o Brasil e aconteceu, não? (na semana da Proclamação farei um especial sobre esse assunto, então não aprofundarei muito sobre isso). Posso até martelar sobre esta situação com o Deodoro, mas não descarto que se ele não tivesse a feito, alguém faria.

Aí, chega uma pessoa e me fala:

"Ah, mas o fato do país ser ou não uma Monarquia não quer dizer que a pessoa aprenda mais ou não". Já respondo: altera sim

NO filme "Mauá - O Imperador e o Rei" faz com toda boa vontade, de melhorar ainda mais o país, sem em momento algum querer roubar o lugar de Dom Pedro II. Você pode ficar se perguntando o que isso tem a ver. Não é confuso, é só pensar: já tivemos um presidente que perdeu um dedo e ficou aposentado, mas para política não, né? Aconteceu escândalos, desvios e ninguém fez nada, a educação só despenca, não tem investimento de nada. E agora, voltando ao Mauá: dá para notar uma enorme diferença.

Quanto ao filme, sempre tem alguém no mundo que faz a cabeça ou contorna a situação para que pareça algo que não é. Colocaram coisas na cabeça do Dom Pedro II de que o Barão de Mauá queria seu lugar, o povo gostar dele e perder a fama. Sabe por quê? O Mauá, como exemplo de superação, cresceu pobre, enriqueceu e se manteve humilde, ficou pobre de novo e voltou com a cabeça erguida. Durante todo esse caminho, bancário, político, ajudou o Império com ferrovias, companhia de energia à gás e mesmo tendo desentendimentos com Dom Pedro II por causa de fofoquinhas, ele foi útil. Para um país crescer, o povo tem que ser útil. Sem contar que para a pessoa ser bem sucedida na vida, ela tem que correr atrás. Entendeu agora? Você já se perguntou por que muita gente tem medo de que aconteça 'algo' com dinheiro investido em conta poupança, abrir um negócio próprio e outras coisas mais? Porque o povo sabe que o governo vai se aproveitar, sugar tudo e um pouco mais, sem dar benefícios para ninguém.

"Ah, mas ai você está sendo ignorante, porque o '9 dedos' trouxe isso e aquilo.."

Correto! Só que é a obrigação dele, mesmo que sendo bem mal feita. Eu não concordo com a aplicação desse sistema (que nem gosto de mencionar o nome).

Eu acho que a melhor maneira para ter um processo justo para universidade é fazer uma avaliação, entrevista e analisar o currículo de tudo que ele aprendeu na vida. Quando você for me questionar sobre esse pensamento, lembre-se daquele coleguinha que escolheu um curso que não queria, só para fazer algo e depois mudar e mudar.

Qualquer pessoa, que esteja saindo da adolescência já precisa saber o que quer fazer futuramente e não pegar qualquer coisa, pegar a vaga de alguém que realmente queira, mas não conseguiu porque não teve um bom desempenho.

Como seria isso? Fazendo cursos, trabalhos de voluntariado, trabalhos em simples coisas e conhecimento de experiência de pegar um livro ou vídeo.


Agora te pergunto? O que você pensa sobre o nosso país atualmente?

Eu não duvido nada que lá fora nosso país tenha a fama de "bundas e futebol", nós somos mais do que isso. Lembre-se que quem faz o nosso país somos nós mesmos e não os políticos; que estão lá por nós (Ou não, você confia nas urnas? Porque eu não).

Fico triste de saber que atualmente as pessoas * ALGUMAS PESSOAS * dão mais valor ao Carnaval, feriados só para encher a cara e comer muito churrasco, ostentação sem ter condições (status), marca protestos para cobrar que a passagem aumentou, faz baderna. Cadê o povo com espírito histórico, cadê as pessoas que preferem comemorar um feriado relembrando o que aconteceu na ocasião, cadê exigir seus direitos, chega de corrupção, essa maquiagem feita por partidos. O Brasil é um só e de todos nós, não há partido e nem um dono, apenas pessoas que são corretas para administrar todos os bens dos cidadãos. Falta de respeito, pagar tantos impostos e não receber nada em troca, nem mesmo saúde; segurança, saber que você vai sair de casa e voltará inteiro.


O Brasil tem tudo para dar certo, só precisa de um pente fino sinistramente bem feito. Um país lindo, rico de História, cultura e recursos naturais. Para isso acontecer o povo precisar acordar, não é porque um determinado partido criou o projeto ‘x’ e beneficiou milhões de pessoas que ele não pode questionar sobre um rombo de bilhões; ou o que seja, com o dinheiro do povo. O povo não pode esquecer que eles estão aí para isso: mostrar serviço, fazer tudo para o bem do país. Melhorar a imagem do Brasil, eu acredito. Não importa se será com Monarquia ou sem (claro que prefiro com), o povo precisar mudar a maneira como pensa. Vocês acham que sempre tive esse pensamento Monarquista? Claro que não, desde quando eu era adolescente escutava coisas horríveis sobre a Monarquia e no momento em que resolvi focar e estudar sobre isso, não consegui mais parar. Se nota que tem muito mais benefícios do que a "República". A Monarquia é mais democrática do que uma "República". Ser Res publica (de todos), não quer dizer que seja democrática ;)

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Até a próxima! :)






Travessa do Comércio - Rio de Janeiro 3 de 10

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje venho falar sobre um local bem interessante da Cidade Maravilhosa, que mesmo com seus problemas, podemos encontrar lugares ricos em História, desconhecidos ou esquecidos.
Eu particularmente adoro passar por esse lugar e sentir aquelas paradinhas de que pessoas importantes passaram por lá e que permanece, mesmo que sendo ignorado ou não. Sim, sou dessas (pouquíssimas) pessoas que se derretem por causa de um lugar e não por causa do calor do Sol (ok, parei rs).

Para quem não conhece, a Travessa do Comércio fica localizada na Praça Quinze de Novembro, próximo ao Paço Imperial - local onde a família real era alojada.

Queria fazer uma filmagem-tour para vocês conhecerem e entenderem a minha fixação por este lugar, só que não é possível.

Arco do Teles

O prédio que fica sobre o Arco foi construído em 1743, na mesma época da construção do Edifício dos Governadores, que viria a se chamar "Paço Imperial". Foi projetada pelo engenheiro militar José Alpoim, assim como também o Paço Imperial.

O Arco do Teles é uma passagem da Praça 15 para a Travessa do Comércio, em direção a Rua da Lapa dos Mercadores. O Arco é obra do Engenheiro Brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim.

Esse edifício pertencia a família Teles de Meneses, por isso o nome.






Casa da Carmen Miranda

Casa em que morava a "Pequena Notável" antes de se tornar um sucesso internacional. Local onde sua mãe usava como pensão.

Essa semana eu fiz um post sobre a dona daquele sotaque afiadíssimo. Veja aqui!

Na foto: Carmen (esquerda) e sua irmã.







Não posso esquecer de mencionar que este foi um dos primeiros locais a receberem iluminação à gás, projeto do Barão de Mauá. Para quem ainda não leu, super recomendo dar uma olhadinha no post já feito sobre o Mauá.


Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Hoje na História: Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu.

Olá pessoal, tudo bem?

No post de hoje falarei sobre o dia em que a música fica de luto, pela perda da "Pequena notável", a dona do belíssimo sotaque que começou a carreira no Brasil e após sua fama disseram que voltou "americanizada".

Recomendo ouvir essa música durante sua leitura.



Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida como Carmem Miranda.

Nasceu  na cidade Marco de Canaveses, em Portugal. Chegou ao Brasil com 10 meses de vida.

Estudou na escola das freiras Santa Teresa, na Rua da Lapa. Morou na Travessa do Comércio, próximo aos Arcos dos Teles.

Ganhou o apelido de "pequena notável" pelo radialista César Ladeira.

★ 03 de Fevereiro de 1909
 † 05 de Agosto de 1955




Carmen e um pouco da sua vida profissional e pessoal.

Em 1925 Carmen Miranda larga a escola para começar a trabalhar como balconista na lojas de gravatas e roupas.

Em 1926 trabalha como figurante no filme "A esposa do Solteiro", onde aparece incógnita em uma foto de Paulo Benedetti.

Em 1929 Carmen foi apresentada ao compositor Josué de Barros e logo brilhou em teatros e clubes. Gravou os primeiros discos. O grande sucesso veio com a marcha "Pra você gostar de mim" conhecida por "Tai", escrita especialmente para Carmen. Em 30 de outubro realizou sua primeira turnê internacional em Buenos Aires.

Em 1931 apresenta-se no Cine Broadway, em Buenos Aires - Argentina.

Em 1933 é considerada a primeira mulher a assinar um contrato com uma rádio chamada "Mayrink".

Carmen e David
No dia 17 de março de 1947, Carmen Miranda se casa com o norte-americano David Alfred Sebastian. Este momento é apontado por todos os biógrafos como o começo da decadência física e moral, já que ele era alcoólatra e pode ter estimulado Carmen Miranda a consumir bebidas alcoólicas e se tornar dependente delas.

O casamento entrou em crise nos primeiros meses, por conta de ciúmes, brigas e traições vindas de Sebastian.
Carmen Miranda engravida em 1948 e sofre um aborto espontâneo. Por não conseguir mais engravidar, afunda mais ainda no vício pela bebida e passa a usar remédios sedativos.

Em Setembro de 1949 o casal anunciou o rompimento, mas dois meses depois reataram.





No dia 05 de Março de 1940, Carmen faz uma performance perante ao Presidente Franklin Roosevelt, durante um banquete da Casa Branca.
Conheça mais sobre a vida de Carmen Miranda!

Hoje na História: Carmen Miranda falece aos 46 anos na madrugada do dia 05 de agosto de 1955, de infarte.





"Não é certo nem verdadeiro, que eu tenha afirmado nos Estados Unidos a minha nacionalidade, sou brasileira, porque aqui me encontro desde a idade de um ano; e nesta terra me eduquei e fiz minha carreira artística. É ao povo brasileiro — aos meus patrícios — que devo todo este incentivo, todo este aplauso, todas estas homenagens. E não ha, sequer, uma entrevista minha, em qualquer órgão de imprensa, em que não tivesse sempre reafirmado, categoricamente, este meu amor, este meu carinho, esta minha admiração pelo Brasil."








Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.